avrvpolicia
1941

Temer diz que redução da maioridade penal não reduz criminalidade entre jovens


Assine 0800 703 3000
SAC

Bate-papo
E-mail
E-mail Grátis
Notícias
Esporte
Entretenimento
Mulher
Rádio
Vídeo
Shopping

UOL NotíciasCotidiano

Últimas
Ciência
Cotidiano
Incêndio em Santa Maria (RS)
Julgamento de Bruno
Caso Patrícia Acioli
Praias
Violência em São Paulo
Pnad 2011
Mega-Sena
Economia
Educação
Internacional
Jornais
Política
Saúde
Tabloide
Tecnologia

+ Canais

Temer diz que redução da maioridade penal não reduz criminalidade entre jovens
1616
Do UOL, em São Paulo
12/04/201315h56 > Atualizada 12/04/201319h09

Comunicar erroImprimir


O vice-presidente da República, Michel Temer, disse nesta sexta-feira (12) que a redução da idade penal não diminui a criminalidade entre os jovens. Para ele, são mais eficientes políticas públicas de incentivo e amparo aos adolescentes.
"Li hoje um argumento para reduzir [a maioridade] para 16 anos, mas, e daí, se o sujeito tem 15 anos e meio e comete um crime, vamos reduzir para 15 anos? Não sei se é por aí a solução", disse. "Talvez seja aquilo que o governo federal está tentando fazer: planos para dar incentivo e amparo aos menores."
Temer é formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo) e possui o título de doutor em direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), ele também é considerado um dos maiores constitucionalistas do país, autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras e Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional.
Ampliar

Estudantes fazem passeata pela paz após assassinato de jovem em São Paulo14 fotos
8 / 14
11.abr.2013 - Menina chora durante passeata na avenida Paulista, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (11). A passeata ocorre após a morte do estudante do terceiro ano do curso de Rádio e TV da Cásper Líbero, Victor Deepmann, que foi assassinado na porta de casa no bairro do Belém, na zona leste da capital Leia mais J. Duran Machfee/Futura Press
Você concorda com penas mais rígidas para adolescentes infratores?

Sim, menores de idade que cometem crimes devem receber penas de adultos

Não, menores de idade infratores devem ser orientados e receber penas alternativas

Tanto faz, nada vai mudar a violência no Brasil
VotarResultado parcial
O debate sobre a redução da maioridade penal ganhou força nesta semana após o assassinato do universitário Victor Hugo Deppman,19, em São Paulo. Um jovem de 17 anos, que completou 18 anos hoje --três dias após a morte--, confessou o crime.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (11) que encaminhará em 15 dias ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe tornar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) mais rígido em relação a adolescentes envolvidos em casos de violência considerados graves e reincidentes.
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou que também é a favor de mudanças na lei que protege o adolescente infrator para que, em casos excepcionais, se possa punir aquele que tiver cometido crime grave. Serra lembrou que, quando governador de São Paulo, conseguiu impedir que Roberto Aparecido Alves Cardoso, mais conhecido com "Champinha", fosse solto depois de três anos de internação, sendo transferido para uma Unidade Experimental de Saúde.
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) também disse que o governo de Dilma Rousseff é contra a redução de idade penal e discorda da proposta de Alckmin.
"A gente é completamente contra. Não quero falar em uso político, não estou me referindo à declaração do governador. Estou me referindo ao tema da [redução da] maioridade penal, que temos uma posição historicamente contrária", disse Carvalho durante evento num canteiro de obras em Taguatinga (DF).
LEIA MAIS
Após morte de estudante, Alckmin quer pena mais rígida para adolescentes
Menor que comete crime violento deve ser julgado como adulto, defende pai de Liana Friedenbach
Governo Dilma é contra endurecer pena para menor infrator
Hélio Schwartsman: mudança só piora judiciário
Nesta quinta-feira (11), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o seu ministério também é contra a diminuição da maioridade penal. Segundo Cardozo, no seu entendimento, a redução é inconstitucional.
"A redução da maioridade penal não é possível, a meu ver, pela Constituição Federal. O Ministério da Justiça tem uma posição contrária à redução, inclusive porque é inconstitucional. Em relação a outras propostas, eu vou me reservar o direito de analisá-las após o seu envio", afirmou após participar de uma audiência pública na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) sobre programas federais de segurança.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (12), o presidente da OAB Nacional (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Furtado, se manifestou contra a redução da maioridade penal.

"A OAB possui posição histórica contrária à redução da maioridade penal. Esta provado que o problema da falta de segurança é a falta da aplicação da lei penal existente, a falta de estrutura de segurança preventiva e a inexistência de um sistema carcerário que cumpra a sua missão", afirma o presidente da OAB.
"Aumentar o número de encarcerados, ampliando a lotação dos presídios em nada ira afetar a violência A proposta não resiste a uma análise aprofundada, sendo superficial, imediatista, descumpridora dos direitos humanos e incapaz de enfrentar a questão da falta de segurança", diz Furtado.
JOVEM ASSASSINADO POR MENOR REACENDE DEBATE SOBRE MAIORIDADE

Mais crime
Na madrugada desta sexta (12), dois homens foram presos e um adolescente de 16 anos apreendido após fazerem um arrastão em um restaurante na zona sul de São Paulo. A polícia prendeu os três na saída do restaurante Feijão de Corda, na estrada do Campo Limpo.
O assalto foi liderado pelo adolescente, que estava armado. Segundo a polícia, ele havia sido preso no último domingo pelo roubo de uma moto, mas foi liberado no dia seguinte.
Comunicar erroImprimir



UOL CLIQUES
Cliente Caixa Vai de Visa
Concorra a pacotes para a Copa dasConfederações da FIFA. Cadastre-se!
promocoesvisa.com.br


Anuncie aqui
COMENTÁRIOS 1616
Comentar com:
Facebook
Twitter
Perfil UOL
Carlos S Pinto
4 minutos atrás
Cotas multicoloridas seria a solução ou escola de qualidade desde a base (como há 40 anos)? Os bons alunos entrariam em universidades de nível pela porta da frente. Ahhhhhhhh e sairiam formados..........e não informados com chavões decorados. OsNão?
Responder
0

Denunciar
thinker2013
5 minutos atrás
Srs Ministros Eduardo Cardozo, Gilberto Carvalho, Vice Presidente Michel Temer, e como ninguém mais se pronuncia ao contrário , atual governo federal. O que todos estão dizendo é que não se trata só de ações para diminuir a criminalidade. Se trata de uma questão muito simples e fundamental da vida...quem comete um crime estando consciente do que está fazendo deve ser punido , deve pagar pena pelo que fez. Não importa a idade, o que importa é se tinha consciência do que estava fazendo. É porisso que doentes mentais não cumprem pena, da mesma forma que outros, porque não tinham consciência do ato. É porisso que temos que rever a Constituição, o Estatuto do Menor e do Adolescente.
Responder
1

Denunciar
osnizinho
6 minutos atrás
Sou totalmente contra a redução da maioridade penal, não é colocando crianças na cadeia que os problemas cotidianos serão resolvidos, quando o governo fala em ações afirmativas que deem ascesso a estes menores carentes a educação, todos são contra, ai quando o veneno se volta contra eles, ai querem resolver a ferro e fogo.
Responder
0

Denunciar
lokiunow
6 minutos atrás
Não tem jeito. A lei do Brasil é impunidade mesmo. Se pode ter filhos com 16 anos, se pode dirigir com 16 anos, então se pode pagar crimes com 16 anos também. Vamos deixar de incentivar o crime nesse país de bananas.
Responder
1

Denunciar
doctor money
8 minutos atrás
Sou de menor e gosto mesmo é de assaltar e mandar bala. Achei ótima a posição do governo. Valeu Dilma e Temer!! Vcs trouxas que são contra a proposta do Alkmin continuem votando no PT por amor a mim e aos meus coleguinhas! eheheh Otários!
Responder
0

Denunciar
mauri2206
10 minutos atrás
Essa discussão já fugiu das mãos do governo...NÃO ADIANTA MAIS PAPINHO FURADO...AGORA A COISA É BOTAR PRA QUEBRAR!!!.. E QUE O SENHOR PASSE A CIRCULAR SEM ESCOLTA AMARMADA PRA SENTIR NA PELE A VIOLÊNCIA QUE OS POLÍTICOS COMO O SENHOR DESCONHECEM!!!
Responder
0

Denunciar
joanc
10 minutos atrás
É bandido defendendo bandido.....
Responder
0

Denunciar
Rafel Veneto
11 minutos atrás
Começou o lobby da folha-uol defendendo os "di-menor", vergonhoso!!!
Responder
1

Denunciar

Rodrigo Bf
13 minutos atrás
Politico e poderosos, não mudam leis que podem se voltar com eles, imagina o filho menor de politico importante colocando fogo num mendigo. Pode esquecer não vai mudar nada
Responder
1

Denunciar
Rafel Veneto
16 minutos atrás
Impressionante como essa gente defende com unhas e dentes os criminosos, se tivessem a mesma dedicação para governar...
Responder
1

Denunciar
Página 1 de 162
Anterior
Próxima
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

Veja mais

Cresce a participação de menores em crimes hediondos
12/0420h25

Menor é preso após liderar arrastão em restaurante de SP12/0418h45

Menor que comete crime violento deve ser julgado como adulto, defende pai de Liana Friedenbach12/0406h00


COMPARTILHE
SUA LEITURA
SIGA UOLNOTICIAS NO



Polícia de Dubai compra Lamborghini de 420 mil euros
Presos postam fotos jogando e fumando maconha no Facebook 55

Feliciano não fala por nós, diz líder da Assembleia de Deus 415

Vazamento em São Sebastião (SP) ocorreu por falha em inspeção, diz Petrobras 1

Bigode de Maduro faz camelôs "bolivarianos" faturarem alto

Maradona participa de comício de chavista na Venezuela

Curiosas
Parece, mas não é! Veja as fotos
Vejas as fotos dos internautas do UOL

Vote e coloque sua miss na final do Miss São Paulo World 2014!

Vote e coloque seu candidato preferido na semifinal do Mister São Paulo 2014

Na Ásia, população abusa da sorte pelas ruas das cidades

Harlem Shake na Coreia do Norte?! Só se for o Harlem Shakim Jong-un!
Mundo animal
Ursa polar usa piscina pela primeira vez após inverno rigoroso na Rússia
Filhote de leão ganha novo lar na África do Sul
Eletricista cria Farobook para reunir 'aumigos' de estimação em Santos (SP)
Cães abandonados e mais bichos que foram notícia na semana
Mais incríveis
Calor leva a galera para praias e parques
OMG! Você já viu bicho mais bizarro que este?
As celebridades em fotos "vergonha alheia"
Convenção de tatuagens pelo mundo
Camisinha em lata e mais alimentos impróprios
Qual é o cientista mais sexy do mundo? Vote
Marcha das Vadias luta por direito das mulheres
Veja os protestos do Femen pelo Brasil e pelo mundo
Top 5 mais lidas do mês
Tensão entre as Coreias se acirra
Homem chuta ativista do Femen
Super gato vence o Mister Brasil
Ônibus cai de viaduto no Rio
Morre Margaret Thatcher, 87
Álbuns
Olho Mágico12/0416h33
Olho Mágico11/0417h54
Olho Mágico10/0415h47
Você já viu cães como estes?10/0412h15
Loterias
Mega Sena
Lotomania
Federal
Dupla Sena
Lotofácil
Timemania
Quina
Loteca
Lotogol

Comunicar erronoticias.uol.com.br/erratas/Fale com o UOL Notícias
BUSCAR
Shopping UOL
RefrigeradorAproveite! A partir de10x de R$ 29,99
RelógiosDiversos modelos a partir deR$ 59,90
NotebookAproveite! A partir de12x de R$ 70,82
TênisDiversos modelos a partir deR$ 49,90
RefrigeradorConfira aqui! A partir de12x de R$ 58,25
CelularImperdível! A partir deR$ 99
Notebook
Tênis
Câmera digital
Relógios
GPS
Tv LCD
Ar Condicionado
Perfumes
Celular e Smartphone
HOME UOL
ENTRETENIMENTO
NOTÍCIAS
MULHER
ESPORTES
RÁDIO UOL
TV UOL
JOGOS
BATE-PAPO UOL

ESPECIAIS
Carnaval 2013
BBB13
Libertadores 2013
Campeonato Paulista 2013
Chuvas pelo Brasil
Verão 2013
SPFW
ECONOMIA
Bolsas e Ações
Empresas
Empregos
UOL Invest
POLÍTICA
Escândalos no Congresso
Escuta Essa!
Pesquisas
Políticos do Brasil
TECNOLOGIA
Downloads
Dicas
Guias de produtos
Mundo Apple
SAÚDE
Bem-estar
Cérebro e mente
Dieta e boa forma
Jairo Bouer
SERVIÇOS
Cotações
Horóscopo
Loterias
Tempo e Trânsito

SIGA UOL NOTÍCIAS
Facebook
Twitter
RSS
Celular
© 1996-2013 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. uolhost.uol.com.br
avrvpolicia